
Como coletar
a urina de 24h
Orientações:
-
O(a) senhor(a) está sendo convidado a coletar a urina de 24 horas, com vistas ao estudo de fatores relacionados ao surgimento de cálculos do trato urinário. Isto poderá trazer informações essenciais no manejo do seu caso, tanto ao reduzir a tendência de recidiva dos cálculos como também evitar que eles cresçam. Por isto, é fundamental que a coleta seja realmente realizada de modo correto.
-
Deve-se coletar toda a urina produzida num período de 24 horas, e não parte dela. Assim, procure coletar a urina em um dia que seja possível guardar todas as micções que realizar, no frasco que o laboratório fornecer. Sugiro iniciar pela manhã, ao acordar. Lembre-se que sua bexiga estará cheia de urina produzida na noite anterior, por isto urine normalmente no sanitário ao levantar-se pela manhã e observe o horário desta micção matinal. Este horário será o marco zero das 24h de coleta: toda a urina produzida daí para diante deverá ser colocada no frasco do laboratório (TODA), inclusive o produto da micção que deve ser realizada no dia seguinte, no mesmo horário do marco zero (horário que iniciou a coleta de urina de 24 horas). Isto garantirá a coleta de toda a urina produzida em um período de 24 horas exato.
-
Lembre-se que a nossa alimentação repercute na taxa de solutos analisados. Nesse contexto, é importante analisar a urina que represente a maioria dos dias de sua vida atual. Se optar por coletar a urina de 24 horas num final de semana, deverá manter o mesmo padrão de alimentação que consome na maioria dos dias da semana (evite, por exemplo, churrascarias, pizzarias, se não as freqüentar rotineiramente durante a semana). Também, não evite os alimentos que normalmente são consumidos durante a semana. Deixe para fazer as modificações da dieta após as recomendações obtidas mediante a análise dos resultados.
-
Alguns laboratórios poderão exigir duas coletas separadas em frascos com e sem conservantes. Procure orientação específica sobre isto com o seu laboratório de análises clínicas. Se for necessário realizar a segunda coleta, lembre-se de seguir estas orientações de modo semelhante nas duas coletas.
-
É necessário coletar exames de sangue também, como complemento da análise laboratorial. Esta coleta idealmente deverá ser feita em outro dia, para que o jejum do exame não prejudique a análise da urina de 24 horas.
-
Por fim, lembro que o importante da análise é a quantidade total de cada soluto dosado, e não sua concentração na urina. Assim, mantenha a ingesta hídrica normal. Não há necessidade de aumentar ou diminuir a ingesta hídrica por causa do exame apenas.
-
Alguns estudos demonstram que 03 coletas separadas têm significativamente mais chance de identificar alterações metabólicas que se associam à formação dos cálculos urinários. Por isto, o senhor(a) poderá ser convidado a coletar novamente a urina de 24 horas, no futuro.
Um bom exame!

